O edital retificado do Processo Seletivo Simplificado do Programa Cartão do Estudante 2026 foi publicado no Diário Oficial do Município, através da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes (Seturje), com o intuito de garantir a concessão de créditos eletrônicos para custeio do transporte coletivo. O período de inscrições começou nesta sexta-feira, 6, e vai até 28 de fevereiro, com 600 vagas para o ano letivo, conforme a Lei Municipal nº 1.448/2006.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico disponibilizado pelo edital. Os candidatos que excederem o número de vagas formarão cadastro reserva, conforme as categorias previstas. Para a efetivação da inscrição, é obrigatória a apresentação de toda a documentação exigida no edital. O programa é destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e tem como finalidade contribuir para o acesso e a permanência dos jovens palmenses nas instituições de ensino.

O secretário-executivo de Juventude, Rivaldo Silva, disse que o Cartão do Estudante é uma importante política pública de apoio à juventude. “Esse benefício garante que muitos jovens consigam frequentar a escola ou a universidade com mais tranquilidade, reduzindo um dos principais obstáculos para a permanência nos estudos, que é o custo com transporte. É um investimento direto no futuro da nossa cidade”, apontou.

Requisitos

Podem participar do processo seletivo estudantes com renda familiar de até quatro salários mínimos, que residam em Palmas há pelo menos um ano e estejam regularmente matriculados e frequentando as aulas, observados os demais critérios estabelecidos no edital.

O benefício corresponde ao subsídio de 75% do valor mensal gasto com transporte coletivo, de acordo com a carga horária semanal do estudante, sendo o valor creditado diretamente na carteirinha de transporte informada no ato da inscrição.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 19 de março de 2026, no Diário Oficial de Palmas.