Presença de Cinthia Ribeiro em evento de Karynne Sotero reforça sinais de aproximação com o Palácio

12 agosto 2025 às 10h41

COMPARTILHAR
A manhã desta terça-feira, 12, adiciona um novo capítulo às especulações sobre a reaproximação da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), com o grupo político do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), com quem teve grandes embates no passado, principalmente durante a campanha para a prefeitura de Palmas em 2024.
Convidada de honra, Cinthia participou do lançamento da edição 2025 do projeto Por Todas as Marias, coordenado pela primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
Acompanhada do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), seu marido, a ex-prefeita marcou presença em um dos eventos mais relevantes da agenda de Karynne. O gesto, como sinal de aproximação, ocorre em meio à indefinição do PSDB no Tocantins sobre os rumos para as eleições de 2026.
Nos bastidores, a participação de Cinthia em agendas públicas ao lado de figuras centrais do Palácio Araguaia é vista como uma movimentação estratégica. Mantoan mantém diálogo aberto com o governo e já é apontado por aliados como um dos principais elos para reatar as relações políticas entre Cinthia e o grupo de Wanderlei.
O cenário alimenta hipóteses de que a ex-prefeita possa integrar a chapa majoritária articulada para 2026, possivelmente como candidata a vice na composição liderada pelo Republicanos. A possibilidade, no entanto, dependeria de costuras internas e do aval de nomes influentes como o senador Eduardo Gomes (PL).
Enquanto isso, o PSDB segue sem direção clara no estado, sem federação e sem bancada federal, aguardando definições que devem ocorrer ainda neste semestre. Cinthia, que nacionalmente preside o PSDB Mulher, permanece como maior ativo político da legenda no Tocantins mas, com agendas como a desta terça, mostra que mantém portas abertas para outras articulações.
Por Todas as Marias
O Governo do Tocantins lançou nesta terça-feira a edição 2025 do projeto Por Todas as Marias, iniciativa idealizada pela primeira-dama Karynne Sotero que visa combater a violência contra a mulher por meio da educação e conscientização. O evento de abertura contou com palestra da atriz e ativista Luiza Brunet, que ressaltou a importância de denunciar todas as formas de violência e de elevar a autoestima feminina.
O projeto, criado em 2024 e coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), passa a incluir a temática na grade curricular da rede estadual de ensino em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). Além disso, oferece curso on-line para profissionais da educação e promove blitz e palestras educativas em escolas e municípios.
Com apoio de diversas instituições públicas, o Por Todas as Marias atua na prevenção, divulgação dos canais de denúncia e mobilização da sociedade para combater a violência contra mulheres desde os primeiros sinais, ampliando a proteção e o respeito desde a infância. Para 2025, estão previstas ações em Natividade, Dianópolis, Cristalândia e Palmas.