O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo nesta terça-feira, 18. A determinação ocorre em meio a uma operação da Polícia Federal (PF) que resultou na prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e de outros quatro diretores da instituição. Paulo Henrique Costa está atualmente nos Estados Unidos, segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O BRB é o banco responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores do Tocantins, processando salários, aposentadorias e pensões de mais de 70 mil servidores estaduais desde junho de 2025. A relação entre o banco e o estado começou em 2024, por meio do Contrato nº 036/2024.

A operação da PF investiga supostas irregularidades no Banco Master, incluindo emissão de títulos de crédito falsos e gestão fraudulenta. Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em diversos estados, e o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, bloqueando bens dos controladores e interrompendo negociações em andamento, como a compra da instituição por um grupo internacional que previa aporte de R$ 3 bilhões.

Leia mais: