O Resolve Palmas retomou nesta terça-feira, 12, as atividades no Capim Dourado Shopping, agora com a inclusão de novos serviços, através de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e também a declaração de atencedentes criminais. A reabertura foi oficializada durante cerimônia que contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos e do secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo e demais autoridades municipais, estaduais e representantes do empreendimento.

A mudança de local foi formalizada por meio de termo de prorrogação do contrato de comodato entre o Consórcio Empreendedor do Capim Dourado Shopping e o Município de Palmas, representado pela Casa Civil. A vigência do contrato, que não há custo para os cofres municipais, foi estendida por 36 meses, até 12 de dezembro de 2030. O ajuste também prevê o remanejamento do espaço, que agora encontra-se ainda mais perto da entrada frontal do shopping. 

Durante a solenidade, o prefeito de Palmas destacou que a reabertura no novo espaço representa mais comodidade para a população e avanços na prestação de serviços. “Agora, o Resolve Palmas retorna com estrutura adequada e com incrementos importantes, como a inclusão do sistema de identificação, que vai facilitar o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional e atrair mais usuários”, afirmou.

O prefeito também defendeu a descentralização dos atendimentos e o uso da tecnologia para aproximar o poder público do cidadão. “O mundo caminha para a conectividade. Não podemos esperar que as pessoas procurem o órgão público; precisamos fazer a entrega ativa dos serviços, como já acontece na busca ativa de vacinação. Em tempos de inteligência artificial, não faz sentido enfrentar filas para serviços que podem ser acessados de forma remota”, pontuou.

Já o secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, destacou a importância da nova CIN, que substituirá gradualmente o antigo documento e terá validade de dez anos. “Ela será emitida para toda a população, incluindo crianças, e servirá como banco de dados para o Estado, o município e as forças de segurança. A partir dela, será possível obter outros documentos, o que beneficia diretamente o cidadão”, disse. A primeira via da CIN é gratuita para toda a população.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Regina Peu, ressaltou que a parceria com o governo estadual para trazer o Instituto de Identificação é o grande diferencial da reabertura. “A demanda pela nova carteira de identidade é muito alta e deve ampliar significativamente nosso atendimento, que já inclui serviços como Secretaria de Finanças, Desenvolvimento Urbano, Trânsito e outros”, explicou.