O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, divulgou neste domingo, 8, um vídeo no qual comentou a possibilidade de abertura do Parque Estadual do Cantão para atividades de ecoturismo, a partir da revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação.

No vídeo, Lelis afirmou que o tema foi tratado durante visita do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao parque, localizado na região oeste do Tocantins. Segundo ele, a área possui cerca de 90 mil hectares e aproximadamente 800 lagos, além de regiões com biodiversidade preservada.

De acordo com o secretário, a revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cantão está em discussão no âmbito do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e tem como finalidade definir critérios, limites e regras para uma eventual exploração ecoturística no local.

Marcelo Lelis também mencionou que o governador assinou, no ano passado, uma carta de intenções durante viagem à Suíça, com foco em um projeto de restauração ambiental no parque. A proposta citada prevê a recuperação de aproximadamente 10 mil hectares de áreas degradadas, especialmente aquelas atingidas por incêndios.

Segundo o secretário, a iniciativa de restauração ainda deve ser apresentada oficialmente e pode contar com a participação da Tocantins Parcerias.