Setas cria Comitê de Integridade para reforçar transparência e prevenir corrupção
01 dezembro 2025 às 14h28

COMPARTILHAR
A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) implementou o Comitê Interno de Governança Pública (CIPG/Setas) no Programa de Integridade na Pasta. A organização foi criada com intuito de garantir transparência, combater a corrupção e promover campanhas de sensibilização interna e capacitações sobre o tema.
O Programa de Integridade consiste em um conjunto de medidas institucionais voltadas a promover uma gestão transparente e eficiente, com o alinhamento aos princípios, valores e normas de integridade proporcionando a boa governança pública. O grupo foi formado por representantes de diversas áreas da Setas e tem como missão promover, acompanhar e zelar pela implementação da gestão de riscos, mapeamento e aprimoramento de processos, canais de denúncia, tratamento de conflitos de interesses e funcionamento dos controles internos.
Segundo a secretária Ana Carina Souto, o programa é fundamental para o propósito maior da pasta, “Nosso objetivo é estruturar e manter uma cultura de integridade. Isso é essencial para fortalecer a ética e prestar serviços de qualidade ao cidadão, garantindo que a gestão seja eficiente e proba.” O secretário executivo Washington Luiz Vasconcelos disse que “O comitê vai buscar soluções para melhorar o desempenho institucional e apoiar políticas que tragam resultados reais para a população.”
A instituição do CIGP-Setas foi publicada no Diário Oficial nº 6.948, de 27 de novembro de 2025, e o Comitê tem em sua composição além da secretária Ana Carina Mendes Souto e do secretário executivo Washington Luiz Vasconcelos, representantes da superintendência do Trabalho e Emprego, superintendência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), diretoria administrativa, controle interno, assessoria de comunicação, assessoria jurídica, e assessoria de gabinete.
