Suspeitos são detidos após roubo de joias avaliadas em R$ 200 mil no Tocantins

17 setembro 2025 às 11h38

COMPARTILHAR
Dois homens foram presos nesta terça-feira, 16, pela Polícia Civil, suspeitos de participarem do roubo de joias avaliadas em cerca de R$ 200 mil, ocorrido em Pedro Afonso, no mês de junho. A ação faz parte da Operação Joia Rara, que também cumpriu mandados de busca e apreensão em diferentes cidades do Tocantins e do Pará.
O suspeito de 41 anos foi detido em Pedro Afonso e levado à Unidade Penal de Guaraí, enquanto o outro, de 44 anos, foi preso em Floresta do Araguaia (PA) e deverá ser transferido para o Tocantins em data a ser definida.
Dois veículos também foram apreendidos em Pedro Afonso. Um deles teria sido usado no crime, e o outro trocado recentemente para ocultar a participação no roubo.
Armas e munições
Durante os mandados, a polícia encontrou armas, acessórios e munições em duas residências. Em Bom Jesus do Tocantins, foram apreendidos uma pistola calibre 6,35, três adaptadores para supressão de ruídos, sete munições calibre .25, um carregador calibre 9 mm e 13 munições calibre 9 mm.
No centro de Pedro Afonso, foram localizadas três munições calibre .38, uma calibre .44 e 30 calibre .22. Dois irmãos, de 39 e 36 anos, apontados como donos das armas, foram autuados por posse irregular de arma de fogo, pagaram fiança e foram liberados.
Investigação
A Operação Joia Rara foi conduzida pela 49ª Delegacia de Pedro Afonso, com apoio de outras unidades da Polícia Civil do Tocantins e do Pará, e do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar. Imagens de videomonitoramento foram fundamentais para identificar os suspeitos.
O crime aconteceu no dia 26 de junho, por volta das 11h40, no setor Santo Afonso. Um casal de 62 anos foi surpreendido em casa por dois homens armados, que os obrigaram a se recolher em um quarto enquanto levavam correntes, pulseiras e anéis de ouro de 18 quilates.
