Tocantins quer abrir novos mercados de exportação para carne e produtos pet
26 setembro 2025 às 13h57

COMPARTILHAR
Em Brasília, o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), conversou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para solicitar apoio do Governo Federal para ampliar a diversificação da matriz exportadora do Tocantins e abrir novos mercados para os produtos tocantinenses.
O governador destacou que o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros evidenciou a importância do Tocantins diversificar sua matriz exportadora, garantindo maior segurança no processo de exportação para as indústrias instaladas no estado.
Em articulação com o Ministério do Desenvolvimento e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Laurez Moreira diz que a pauta que demanda maior atenção do Governo do Estado envolve principalmente os produtos de origem animal, com ênfase na carne bovina e nos itens destinados ao setor pet. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), esses segmentos são os que mais têm sofrido os impactos da sobretaxa imposta pelos Estados Unidos e, por isso, necessitam de um tratamento prioritário por parte do poder público.
“O Tocantins tem um grande potencial produtivo, mas precisamos avançar na agregação de valor e na abertura de portas para que nossos produtos cheguem cada vez mais longe. Por isso, acredito que o apoio do Governo Federal, por meio do trabalho conduzido pelo ministro, será fundamental para transformar nossa economia, fortalecer nossas indústrias e gerar mais emprego e renda aos tocantinenses”, ressaltou Laurez Moreira.
O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou satisfação em receber o governador Laurez Moreira, classificando a reunião como produtiva. Na ocasião, entregou ao chefe do Executivo Estadual o Plano Tocantinense de Cultura Exportadora, elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços; o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e a ApexBrasil, no âmbito da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Geraldo Alckmin pontuou que já existe o programa Brasil Mais Produtivo, criado para apoiar micro, pequenas e médias empresas no processo de exportação, e destacou que a prioridade da nova Indústria Brasil é fortalecer a agroindústria. “O Tocantins é um estado que eu ajudei a criar como constituinte e que vai avançar muito. Nós iremos trabalhar para agregar mais valor ao setor, atrair novas empresas e incentivar o crescimento dos pequenos negócios”, afirma.
O senador Irajá (PSD) enfatizou a parceria do Governo Federal com o Tocantins, “a abertura desses novos mercados tem uma relevância enorme, porque impacta diretamente a vida dos tocantinenses, na geração de emprego, de renda, no estímulo à iniciativa privada e no apoio aos nossos empresários, que precisam estar fortalecidos diante de um momento de dificuldades como se impõe”, explica o senador.
O encontro também abordou a relevância da participação do Tocantins nos debates nacionais sobre logística, com ênfase na necessidade de que a rodovia BR-142 transpasse a Ilha do Bananal, promovendo a integração entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Existe apoio do Governo Federal à realização dos novos estudos geoeconômicos do país, iniciados pelo Tocantins, que contribuirão para a atualização do mapa geológico estadual e a redução da defasagem de informações técnicas.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.
Leia mais:
Quando proteger o meio ambiente vira salvação para o agro tocantinense em meio ao tarifaço de Trump
Após tarifaço dos EUA, Tocantins pretende buscar pela diplomacia novos mercados no Japão e Vietnã
Araguaína está entre os municípios mais impactados do Brasil pelo tarifaço de Trump