Tocantins recebe exposição inédita com obras de grandes nomes da arte brasileira

17 outubro 2025 às 11h08

COMPARTILHAR
Ainda em clima de comemoração pelos 37 anos do Tocantins, completados em 5 de outubro, o estado recebe a exposição “Entre Gravuras e Traços – A arte brasileira abraça o Tocantins”, que será realizada no Hall do Palácio Araguaia, de 21 a 31 de outubro. O vernissage ocorrerá às 19h30, com apresentações musicais, incluindo piano ao vivo, e acesso livre ao público.
A mostra reúne 39 obras doadas pelo Banco Central do Brasil, composta principalmente por gravuras, múltiplos de obras originais, nomeadas, datadas e assinadas pelos artistas. Entre os nomes presentes estão Tarsila do Amaral, Aldemir Martins, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Maciej Babinski, Alfredo Volpi, Marcelo Grassmann, Charlote Gross, Antônio Carlos Rodrigues (Tuneo) e Francisco Carlos Paulo Cuoco. A maior parte das produções explora a brasilidade em suas diferentes dimensões.
A expografia dá destaque à obra de Tarsila do Amaral, única mulher brasileira presente no acervo. Entre as peças, a gravura “Louvor à Natureza” chama atenção pelos traços leves e fluidos, que remetem às belezas naturais e à força da natureza brasileira. A exposição propõe ainda uma reflexão sobre a representatividade feminina na história das artes visuais do país, com os demais artistas “apresentando” Tarsila ao público.
Além da apreciação presencial, a mostra oferece uma experiência imersiva em 3D, por meio de Óculos de Realidade Virtual (VR), permitindo que os visitantes explorem os detalhes do acervo de forma inovadora.
Durante a abertura, será lançada a consulta pública do edital do Salão de Artes Visuais do Tocantins, previsto para 2026. A iniciativa busca ampliar a visibilidade da produção artística local e valorizar os artistas tocantinenses.
O público poderá visitar a exposição livremente ou agendar visitas guiadas, em datas que serão divulgadas pela Secretaria da Cultura. O objetivo é proporcionar uma experiência mais aprofundada, permitindo conhecer detalhes das obras, dos artistas e do contexto histórico que envolve o acervo, cuidadosamente emoldurado para conservação.