Tocantins reúne profissionais da saúde para discutir avanço do sarampo no estado

29 julho 2025 às 07h40

COMPARTILHAR
Diante do aumento no número de casos confirmados de sarampo, a Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES-TO) e o Ministério da Saúde realizaram, nesta segunda-feira, 28, um seminário macrorregional voltado à atualização dos profissionais de saúde e ao alinhamento de estratégias para o enfrentamento da doença. O encontro aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas, com a presença de representantes de 53 municípios das regiões Amor Perfeito, Cantão, Capim Dourado, Ilha do Bananal, Sudeste e Cerrado Tocantins Araguaia.
Durante o evento, técnicos do Programa Nacional de Imunizações apresentaram dados e orientações para conter a transmissão do vírus, que voltou a preocupar autoridades sanitárias. O Tocantins já confirmou nove casos de sarampo, todos registrados em Campos Lindos, município que concentra as 16 notificações feitas até o momento.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Carlos Felinto, equipes do estado e do Ministério da Saúde foram enviadas ao município assim que os primeiros casos suspeitos foram identificados. “Atuamos de forma conjunta para investigar as notificações e fortalecer a vacinação”, afirmou.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti Fernandes, destacou a necessidade de reforçar a imunização em todo o país. “O Brasil é considerado livre do sarampo, mas enfrenta risco de reintrodução da doença. A vacinação é segura e produzida no Brasil há décadas. Precisamos garantir que a cobertura vacinal alcance o necessário para evitar surtos”, disse.
Entre os participantes estavam gestores municipais, coordenadores de imunização, equipes de vigilância e profissionais da rede pública. A enfermeira Daiane Soares Galvão, de Recursolândia, avaliou que o seminário contribuiu para melhorar o entendimento sobre a situação epidemiológica e vai ajudar a fortalecer as ações de vacinação no município.
A secretária municipal de Saúde de Porto Nacional, Cristiane Nunes, também participou do encontro com sua equipe. “A atualização é essencial, principalmente neste momento em que casos foram confirmados no estado. Estamos atentos e comprometidos com as ações de prevenção”, afirmou.
Próximo seminário será em Araguaína
Nesta terça-feira, 29, o segundo seminário será realizado em Araguaína, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a partir das 14h. Devem participar representantes de 58 municípios das regiões Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado Tocantins Araguaia.