Travessia entre TO e MA por balsas e barcos será gratuita até fim das obras da nova ponte

17 julho 2025 às 08h22

COMPARTILHAR
O serviço de travessia fluvial entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) continuará gratuito até a entrega da nova ponte Juscelino Kubitschek, prevista para dezembro de 2025. O convênio que garante o transporte sem custos para passageiros e veículos foi renovado nesta semana pelo Governo do Tocantins.
A gratuidade foi implantada após o desabamento da antiga ponte, em janeiro de 2025 e p oucos dias depois do incidente, barqueiros foram contratados emergencialmente para manter o deslocamento de moradores da região, especialmente trabalhadores, estudantes e comerciantes que dependem do serviço no dia a dia.
Além das travessias com barcos, as balsas continuam operando entre os dois estados. O serviço funciona diariamente, das 5h às 19h. A fiscalização segue sob responsabilidade da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), com apoio da Prefeitura de Aguiarnópolis, da Ageto, da Secretaria do Trabalho e do Corpo de Bombeiros.
Outras ações emergenciais também foram adotadas após a queda da ponte, como a reestruturação de rotas provisórias por rodovias estaduais. Um termo de cessão foi enviado ao Governo Federal, solicitando apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para garantir a manutenção dessas vias alternativas.
A nova ponte, que já tem cerca de 50% das obras concluídas, será a principal ligação entre o norte do Tocantins e o sul do Maranhão. Até a conclusão da obra, o transporte fluvial continua sendo a principal alternativa para quem vive ou trabalha na região.