Tribunal de Justiça define novos membros para compor TRE-TO para o biênio 2025-2027; posse ocorre em julho

06 junho 2025 às 16h56

COMPARTILHAR
Durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), realizada nesta quinta-feira, 5, logo após a sessão judicial, foram escolhidos os representantes do Poder Judiciário estadual para integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), nas classes dos desembargadores, magistrados de primeiro grau e da advocacia.
De acordo com a legislação brasileira, a composição do TRE-TO inclui dois juízes oriundos da classe dos desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes estaduais, selecionados pelo próprio TJTO; um juiz federal, indicado pelo Tribunal Regional Federal; e dois advogados, nomeados pelo presidente da República com base em lista tríplice elaborada pelo TJTO.
Na categoria dos desembargadores, foram eleitos João Rodrigues Filho e Adolfo Amaro Mendes. O desembargador João Rodrigues ingressará na Corte Eleitoral para seu primeiro biênio. Adolfo Amaro Mendes, que atualmente exerce funções de vice-presidente e corregedor como substituto no TRE-TO, assumirá como titular no biênio 2025-2027.
A posse dos novos desembargadores está prevista para o mês de julho. Na ocasião, será realizada sessão extraordinária com eleição e posse do novo presidente do TRE-TO, bem como do desembargador que acumulará os cargos de vice-presidente, corregedor regional eleitoral e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral.
Na classe dos magistrados estaduais, a juíza Silvana Parfieniuk foi reconduzida ao cargo de titular. Para o cargo de juiz substituto, foi escolhido o magistrado Nelson Coelho, que inicia seu primeiro biênio na Corte.
Atualmente, compõem o TRE-TO a desembargadora Ângela Issa Haonat, como substituta no período de 23/04/2025 a 23/04/2027; o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, titular para o biênio de 22/10/2024 a 22/10/2026; e a juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira, com mandato de 17/12/2024 a 17/12/2026.
Para as vagas destinadas à advocacia, o TJTO formou a lista tríplice composta por Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, Bruna Bonilha de Toledo Costa Azevedo e Marcello Bruno Farinha das Neves. A relação será encaminhada pelo TRE-TO ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, posteriormente, à Presidência da República para a nomeação oficial.