Turismo no Tocantins registra queda de 5,7% em julho, aponta levantamento

25 setembro 2025 às 07h57

COMPARTILHAR
O setor do turismo no Tocantins apresentou queda de 5,7% no faturamento no mês de julho, em comparação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado acompanha a retração observada também em Minas Gerais (-7,3%) e Santa Catarina (-6%). Em contrapartida, estados como Rio Grande do Sul (+24,6%), Mato Grosso do Sul (+12,9%), Amazonas (+10,9%) e Ceará (+6,7%) registraram crescimento.
No cenário nacional, o setor movimentou R$ 127,7 bilhões entre janeiro e julho, alta de 6,5% em relação ao mesmo período de 2024. O volume é o maior para os sete primeiros meses do ano desde 2012. Somente em julho, o faturamento do turismo brasileiro alcançou R$ 19,7 bilhões, 4,3% acima do registrado no mesmo mês do ano passado.
Segundo a FecomercioSP, o desempenho positivo em âmbito nacional é influenciado por fatores como mercado de trabalho aquecido e redução gradual da inflação, o que favorece o orçamento das famílias e possibilita o planejamento de viagens, inclusive parceladas.
Para os próximos meses, a entidade avalia que a retomada das viagens corporativas pode contribuir para manter a expansão do setor em ritmo superior ao de outras áreas da economia.