Um foguete da empresa sul-coreana Innospace apresentou uma anomalia e colidiu com o solo após ser lançado na noite desta segunda-feira, 22, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A operação integrou a Operação Spaceward, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a FAB, o foguete HANBIT-Nano foi lançado às 22h13 (horário de Brasília). Após deixar a plataforma, o veículo iniciou a trajetória vertical prevista, mas apresentou uma falha que resultou na colisão com o solo.

Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA foram deslocadas até o local para análise dos destroços e da área atingida. Segundo a Força Aérea, todas as etapas sob sua responsabilidade, incluindo segurança, rastreio e coleta de dados, ocorreram conforme o planejamento operacional e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.

A Innospace realiza a análise técnica dos dados para apurar as causas da anomalia, em conjunto com a FAB e outros órgãos envolvidos na operação. Novas informações devem ser divulgadas após o avanço das avaliações técnicas.