Resultados do marcador: urnas Eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou neste domingo, 8, o 6º Teste de Desempenho de Totalização. A ação é promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faz parte dos preparativos para as Eleições Municipais de 2024. Durante as inspeções foram avaliados dados de transmissão, recepção, totalização e divulgação dos resultados das urnas eletrônicas.
O evento teve a participação das 33 zonas eleitorais do Tocantins que entre as 13h e 16h transmitiram dados para o TSE, testando os sistemas responsáveis pela apuração e processamento das informações, visando assim, identificar e corrigir falhas nos procedimentos eleitorais antes do pleito. Após a votação teste, os dados foram apurados e assinados digitalmente, depois enviados para os locais de transmissão, depois, os TREs realizam a totalização dos votos e divulgam os resultados.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Júnior, explicou a importância desses testes: “esses testes garantem que problemas potenciais sejam corrigidos, assegurando o bom funcionamento das urnas e sistemas eleitorais no dia das eleições".

Começou a distribuição das urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de 2024 em todo o Tocantins, onde os equipamentos serão enviados para as zonas eleitorais tanto na capital quanto no interior do estado. No total, são 4.924 urnas eletrônicas disponíveis, que serão distribuídas entre as 33 zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, enfatiza que o planejamento logístico de transporte das urnas foi realizado de maneira eficiente. “A missão da Justiça Eleitoral do Tocantins é prestar aos cidadãos um serviço de qualidade, promovendo um pleito com competência, ao alcance de todos os eleitores tocantinenses. Nas eleições de 2024 não é diferente e a distribuição das urnas eletrônicas para as zonas eleitorais é mais uma fase importante do processo eleitoral, urnas estas que passaram por testes desde o ano passado, a fim de garantir o mínimo de problemas no dia das eleições”, concluiu.
Apenas os modelos de 2020 e 2022 serão utilizados no processo eleitoral que acontecerá no próximo mês de outubro. A operação tem previsão de conclusão até o dia 2 de agosto, garantindo que todos os cartórios eleitorais recebam suas urnas para a votação em todos os 139 municípios do Tocantins.

Os eleitores do Tocantins contarão com um total de 4924 urnas eletrônicas para escolher seus representantes nos municípios este ano