O último lote de 919 urnas eletrônicas modelo 2022 foi recebido na manhã desta segunda-feira, 26 pela Central de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), totalizando 2919 novos aparelhos a serem utilizados nas eleições municipais de 2024. As novas urnas, que chegaram direto da fábrica, em Ilhéus (BA), deverão passar por uma bateria de testes para que seja atestado o recebimento.

O pleito eleitoral de 2024 terá um total de 4.924 unidades de urnas eletrônicas disponíveis e os eleitores tocantinenses poderão escolher seus representantes, vereadores e prefeitos, nos 139 municípios. Deste total, 2.005 urnas são do modelo 2020. Vale lembrar que no ano de 2023, nos meses de agosto e setembro, a Justiça Eleitoral do Tocantins recebeu 2 mil novos equipamentos.

“Está é mais uma etapa concluída do planejamento das eleições, que é executado de forma consistente com a competência dos servidores e colaboradores do TRE-TO. Estamos a menos de oito meses do pleito e tudo tem sido realizado para realizarmos um processo eleitoral célere, legítimo, seguro e de qualidade, como tem sido feito sempre pelo tribunal”, disse o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães.

Rapidez

De acordo com o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística do TRE-TO, Jader Batista Gonçalves, a modernização e a maior segurança dos novos equipamentos permitirão maior tranquilidade durante a sua utilização. “As novas urnas eletrônicas, são equipamentos modernos e 18 vezes mais rápidos que o modelo 2015. Esta evolução tecnológica garante ainda mais segurança e até mesmo de maior autonomia das baterias. Ou seja, em caso da falta de energia elétrica, o pleito não é prejudicado”, explica Gonçalves. 

As novas urnas irão substituir os exemplares de 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016 já descartados pela Justiça Eleitoral do Tocantins. Apenas os modelos 2020 e 2022 serão utilizados nos próximos processos eleitorais.

Funcionário do TRE-TO confere numerações do lote de 919 urnas (Foto: Alvaro Vallim)

Manutenção preventiva

As novas urnas recebidas entrarão no ciclo de manutenção preventiva que será realizada em todo o lote da nova aquisição. São realizados os procedimentos de teste de funcionamento, atesta se veio de acordo com a especificação da compra.

“Depois, é feita a instalação da certificação de que a mesma é uma urna eletrônica válida, que pode ser utilizada em um processo eleitoral. Ao concluir estes passos, são efetuados testes no sistema e simulados de votação para garantir a eficácia no dia do pleito”, explicou Bruno Germano Kran, técnico de urnas.

Finalizado todo o processo, a partir do próximo mês de julho, será feita a distribuição para todos os Cartórios Eleitorais, de acordo com a necessidade de zona eleitoral tocantinense, de modo que, até outubro do mesmo ano, todas já estejam em seus devidos locais de uso.

Novos aparelhos

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram contratadas 219.998 urnas eletrônicas para todo o país. Destas, 177.815 urnas (80,83%) já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Com a expectativa de que a produção das novas urnas seja concluída até o próximo mês (fevereiro).