Afastado há 60 dias, Wanderlei Barbosa reaparece ao lado de deputados e sinaliza fidelidade da base
03 novembro 2025 às 12h35

COMPARTILHAR
Afastado do cargo há exatos 60 dias por decisão judicial, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) voltou a aparecer, pelo menos nas redes sociais, ao lado de aliados nos últimos dias, em meio à expectativa sobre uma possível decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode definir seu retorno ao Palácio Araguaia.
Nas redes sociais, Wanderlei divulgou uma série de registros que, segundo aliados, têm um claro recado político: mostrar que ainda mantém apoio expressivo da base parlamentar, mesmo durante o afastamento e de deputados investigados na mesma operação que o afastou por suspeita de corrupção relacionado ao desvio de cesta básica na pandemia de Covid-19.
Entre as imagens divulgadas, o governador aparece ao lado do deputado Eduardo Fortes (PSD), seu compadre, já que ele e a esposa, Karynne Sotero, são padrinhos do filho do parlamentar com a ex-secretária Kátia Chaves.
Wanderlei também foi visto no fim de semana junto com o deputado Ivory de Lira (PCdoB) e com o deputado Léo Barbosa (Republicanos), seu filho, em evento informal. Já nesta segunfa-feira, 3, o governador publicou novas fotos ao lado das deputadas Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (União Brasil).
As aparições reforçam o movimento de marcação de território político: enquanto parte da base migrou para o grupo do governador interino Laurez Moreira (PSD), outro grupo segue demonstrando lealdade ao titular afastado.
Semana decisiva
A ofensiva política do governador afastado coincide com o período em que se espera uma manifestação do STF sobre o seu pedido de retorno ao cargo. Nos bastidores, aliados afirmam acreditar que a decisão pode sair ainda nesta semana, o que explica a estratégia de reaparecer ao lado de parlamentares e reforçar sinais de apoio.
Wanderlei Barbosa foi afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em setembro, no âmbito da Operação Fames-19, que investiga supostas fraudes em convênios e uso de emendas parlamentares durante seu governo.
