Aliados de Eduardo Siqueira tratam aproximação com Laurez como institucional e descartam, por ora, candidatura da família em 2026

18 setembro 2025 às 19h20

COMPARTILHAR
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), tem repetido a interlocutores que seu projeto é governar a Capital sem se fechar em trincheiras políticas. Para ele, avaliam os aliados, o respeito institucional e a manutenção de pontes com quem estiver no Palácio Araguaia são estratégicos, seja para garantir recursos, seja para não isolar Palmas das grandes decisões do estado.
Foi nesse contexto que a presença da filha do prefeito, a médica e secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, em Gurupi no início da semana, chamou atenção. Ela participou da assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG), ao lado do governador em exercício Laurez Moreira (PSD). O gesto foi interpretado como sinal de aproximação política entre Eduardo e Laurez.
Interlocutores próximos ao prefeito, no entanto, explicam que Gabriela esteve no ato, primeiro, para cobrir a ausência do pai por conflito de agenda, e também como forma de saudar a contribuição do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, patriarca da família, para a saúde de Gurupi. “Foi um gesto de respeito”, resumem.
Nomes do entorno do prefeito, também lembram que o prefeito, assim que eleito, buscou abrir diálogo com antigos adversários, como o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). “Hoje, o prefeito pensa em Palmas, sem vaidade de uma política pequena. A relação é de respeito com todos que pensam em somar, seja com o governo de Laurez ou Wanderlei, com os senadores Irajá e Dorinha, Palmas é a prioridade”, relava uma fonte próxima à gestão.
Outro ponto reforçado por aliados: Eduardo não pretende lançar nenhum nome da família na disputa estadual de 2026. Seu plano, dizem, é governar Palmas por oito anos, e não apenas quatro ou seis, afastando por ora a hipótese de renunciar para disputar o governo. Além disso, o entorno do prefeito garante que as posições políticas ficaram mais claras no ano eleitoral.