O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), reafirmou publicamente que é pré-candidato ao Governo do Estado. A manifestação foi feita por meio de publicação nas redes sociais, na qual ele afirma colocar o nome à disposição como parte de um “chamado coletivo” e defende compromisso com os municípios, responsabilidade com o dinheiro público e diálogo com a população.

Amélio integra o Republicanos, mesmo partido do governador Wanderlei Barbosa. Antes do afastamento temporário de Wanderlei do cargo, o nome de Amélio chegou a ser tratado nos bastidores como o principal projeto de sucessão dentro do grupo político. Com o retorno do governador ao comando do Executivo, no entanto, Wanderlei passou a sinalizar publicamente a senadora Dorinha Seabra (UB) como possível sucessora.

Com a reafirmação de Amélio, o grupo político liderado pelo governador passa a ter, neste momento, dois nomes colocados como pré-candidatos ao Palácio Araguaia: o do presidente da Assembleia Legislativa e o da senadora Dorinha Seabra.