Amélio diz ter aval de Wanderlei para discutir sucessão
16 fevereiro 2026 às 18h29

COMPARTILHAR
Em entrevista concedida durante o carnaval, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos) afirmou que foi escolhido pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) como o nome do partido para participar das conversas sobre a sucessão estadual nas eleições deste ano.
Segundo ele, a definição partiu do próprio governador, a quem chamou de “líder maior” do grupo. Cayres disse que representa um partido que reúne mais de 50 prefeitos, cerca de 400 vereadores, seis deputados estaduais e integra a base do governo.
A fala sinaliza que o parlamentar conta com respaldo direto do Palácio Araguaia para sentar à mesa com as demais siglas da base e discutir a construção de um nome para 2026.o. Nos bastidores, o gesto é interpretado como credencial formal do grupo governista para que o presidente da Aleto participe do processo sucessório em condição de igualdade com outros postulantes.
Do outro lado da base palaciana, também com as bênçãos de Wanderlei, a senadora Dorinha Seabra (UB) segue com pré-candidata ao governo.
