A segunda fase da Operação Fames-19, deflagrada pela Polícia Federal em 3 de setembro de 2025, teve como alvos gabinetes de dez dos 24 deputados estaduais do Tocantins. A ação, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), resultou também no afastamento do governador Wanderlei Barbosa do cargo por seis meses.

Na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos gabinetes do presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), e de outros três membros da Mesa Diretora: Léo Barbosa (Republicanos), Cleiton Cardoso (Republicanos) e Vilmar de Oliveira (Solidariedade). Também foram alvos os parlamentares Claudia Lelis (PV), Ivory de Lira (PCdoB), Jorge Frederico (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos) e Valdemar Júnior (Republicanos).

Nos dias seguintes à operação, a Aleto passou a impulsionar publicações em suas redes sociais, patrocinando conteúdos sobre atividades parlamentares e leis aprovadas. Segundo registros disponíveis na Biblioteca de Anúncios das plataformas digitais, os anúncios começaram a ser veiculados a partir de 9 de setembro.

Entre os 42 conteúdos patrocinados, com valor investido por publicação abaixo de R$ 100,00, estão divulgações de leis recentes, como a Lei nº 4.734/2025, que obriga entidades conveniadas ao SUS a publicarem online listas de espera para consultas, exames e cirurgias; e a Lei nº 4.743/2025, que garante acompanhamento psicológico e redes de apoio para mães atípicas.

Também foram destacadas propostas de deputados, como o pedido de implantação de leitos de UTI em Dianópolis, a solicitação de cursos de Libras para professores e projetos voltados ao combate à violência doméstica. Além disso, a Aleto patrocinou publicações sobre programas como a CNH Cidadã, a ampliação da sede da Casa, investimentos em saúde, doação de terrenos para o IFTO em Pedro Afonso e a criação da Política Estadual de Apoio ao Produtor Rural.

As campanhas pagas também abordam iniciativas de valorização cultural, como a lei que tornou a pamonha patrimônio cultural imaterial e gastronômico do estado, e a oficialização do Dia do Senhor do Bonfim como feriado estadual.

De acordo com os dados, os anúncios patrocinados utilizam peças criativas variadas, em diferentes formatos, e destacam ações que envolvem saúde, educação, infraestrutura, cultura e benefícios sociais.