Com a ampliação oficial da Região Metropolitana de Palmas (RMP) e a expectativa de transformação da Secretaria Extraordinária em uma estrutura definitiva na gestão municipal, o secretário Diogo Borges intensifica sua articulação política com foco em investimentos e projetos estruturantes. A agenda inclui encontros com senadores, diálogo com deputados e a previsão de uma reunião com os prefeitos dos municípios que agora integram a RMP.

Segundo Borges, a mobilização segue diretrizes do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), para garantir maior proximidade entre a região metropolitana e a bancada federal do Tocantins. “A gente tem essa linha de abertura com todos os senadores e deputados federais para buscar investimentos na nossa região, discutir projetos. Vamos começar agora a visitá-los”, afirmou o secretário.

Já há agendas em andamento. Diogo Borges destacou a reunião com a senadora Professora Dorinha (UB), com quem tratou de propostas voltadas à inovação e possibilidades de recursos. “A professora Dorinha é muito antenada com a realidade da região metropolitana, tem um olhar muito aberto para projetos inovadores. Tivemos uma agenda bem positiva com ela”, pontuou. Encontros com os senadores Irajá Abreu (PSD) e Eduardo Gomes (PL) também estão previstos para os próximos dias.

A articulação tem como pano de fundo a recente aprovação da Lei Complementar nº 01/2025, que ampliou de 17 para 21 o número de municípios na Região Metropolitana de Palmas. A proposta, de autoria do Governo do Estado, foi aprovada pela Assembleia Legislativa no último dia 29 de abril. Foram incorporados Lagoa do Tocantins, Novo Acordo e Santa Tereza do Tocantins. Durante a tramitação, os deputados acrescentaram ainda Rio dos Bois e Nova Rosalândia.

Além dos cinco novos municípios e da própria capital, compõem a RMP: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e Tocantínia.

Nos próximos dias, a prefeitura deve convocar um encontro ampliado com os prefeitos da região e a bancada federal. O objetivo é estabelecer um plano conjunto de atuação e garantir que os municípios metropolitanos tenham protagonismo na captação de recursos federais para infraestrutura, mobilidade, inovação e desenvolvimento regional.