Dorinha alega agenda conflituosa e solenidade de casas habitacionais é adiada

22 maio 2025 às 15h02

COMPARTILHAR
Marcada para esta sexta-feira, 23, a cerimônia de assinatura de contratos do projeto Minha Casa Minha Vida – Entidades e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), em Palmas, onde seriam formalizados 29 contratos com municípios, acabou sendo adiada pela senadora tocantinense Professora Dorinha (UB), que encabeçava a solenidade.
A informação foi confirmada via nota assinada pela senadora e pelo secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo. O motivo do adiamento do evento seria conflito de agendas, que pode ser relacionada a Marcha dos Prefeitos em Brasília (DF), que termina nesta quinta-feira, 22. Muitos prefeitos tocantinenses participam do evento na Capital Federal, e isso poderia atrapalhar as projeções que o evento pretende ter no campo social, e político.
O evento, quando ocorrer, será um palco de uma pauta popular com o status de protagonismo voltado para a senadora, o que pode incomodar outros parlamentares tocantinenses que tem abraçado a pauta da habitação, como é o caso do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), que se diz amigo pessoal do ministro das Cidades, Jader Filho. A pasta é quem comanda o programa de habitação e o parlamentar tocantinense tem buscado protoganismo com isso.
Na prática, para a pré-candidata ao governo do Tocantins, a cerimônia, embora se apresentasse com um convite falando em “compromisso com a moradia digna”, seria, conforme o meio político, um o ato de demonstração de força e projeção política. Uma cena que conta muito em ano pré-eleitoral: fotos com prefeitos, fala em nome da habitação, agenda positiva. “A senadora anda com as próprias pernas e cresce a articulação em torno do seu nome a cada dia. Ela não vem para testar seu nome, ela vem para consolidar seu nome”, relata um político experiente tocantinense.
A data para o evento ainda não foi definida.
Nota da senadora
A Senadora Professora Dorinha e o Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, comunicam o adiamento da cerimônia de Assinatura de Contratos do Minha Casa Minha Vida – Entidades e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS),
prevista para sexta-feira, 23 de maio de 2025.
Devido a agenda, o evento que marcaria a formalização de 29 contratos (beneficiando 29 municípios) no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades e do FNHIS será reagendado. A nova data será divulgada em breve.
Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em realizar esse importante ato em breve.