O senador Irajá Abreu (PSD) demostrou força política e capacidade de mobilização neste sábado, 16, durante a 7ª edição do Futebol Solidário, no Estádio Nilton Santos, em Palmas. O evento reuniu ex-jogadores renomados, artistas e lideranças políticas de peso, com a meta arrecadar 120 toneladas de alimentos e roupas para famílias em situação de vulnerabilidade em mais de 40 cidades do Tocantins. Até a coletiva com a imprensa, já haviam sido contabilizadas 90 toneladas.

A partida contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que prestigiou o colega de Senado, enquanto os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) justificaram ausência por agenda, mas enviaram vídeos em apoio. Do cenário estadual, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) destacou que iniciativas como a do senador “servem de exemplo para que mais pessoas façam o mesmo”.

Prefeitos do chamado G5+ também marcaram presença. Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de Palmas, participou da coletiva, apoiou institucionalmente o evento por meio da prefeitura e deu o pontapé inicial da partida. Nos bastidores, lideranças políticas avaliam que Eduardo já teria hoje dois nomes cotados para eventual apoio ao Senado em 2026: o deputado federal Vicentinho Júnior (PP), já declarado, e Irajá Abreu, que ganha espaço com o prefeito, além de ter como principal fiadora dessa aliança a própria mãe, a ex-senadora Kátia Abreu.

De Porto Nacional, o prefeito Ronivon Maciel (União Brasil) avaliou positivamente o evento e ressaltou a parceria política com Irajá. Segundo ele, já são mais de R$ 40 milhões em recursos destinados ao município pelo gabinete do senador. “É um parceiro firme, sempre presente em Brasília, buscando ministérios e atendendo as demandas da nossa cidade”, disse.

Também prestigiaram a ação o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, o ex-prefeito de Palmas Raul Filho, aliado de Laurez Moreira, que não descartou a possibilidade de Irajá ser um dos nomes de uma chapa majoritária com o vice-governador em 2026; e os deputados estaduais Gutierres Torquato (PDT) e Danilo Alencar (PL).

Ao Jornal Opção Tocantins, Irajá resumiu sua avaliação em uma palavra: gratidão. “São mais de 40 entidades sendo beneficiadas. O ingresso é um gesto de solidariedade, um quilo de alimento ou uma peça de roupa, que ajuda quem mais precisa. Esse projeto já se consolidou e espero que inspire outras pessoas a criarem iniciativas beneficentes, seja no esporte, na música ou na dança”, disse.

Sobre a presença dos prefeitos, Irajá destacou a relação próxima que mantém com gestores do interior e das maiores cidades do Tocantins, citando Wagner Rodrigues (Araguaína), Eduardo Siqueira Campos (Palmas), Ronivon Maciel (Porto Nacional), Celso Morais (Paraíso) e Josi Nunes (Gurupi). Segundo ele, os gestores foram fundamentais em suas eleições anteriores e continuam sendo parceiros de trabalho. “Quem planta, colhe. A gente tem plantado sementes férteis em todo o estado para colher o resultado no momento oportuno”, resumiu o senador.