Em meio a reação da oposição, Kátia Abreu apoia desfile dedicado a Lula e fala em desvio de foco de “escândalo” maior
18 fevereiro 2026 às 09h07

COMPARTILHAR
A ex-senadora pelo Tocantins Kátia Abreu se manifestou nas redes sociais sobre a polêmica envolvendo o desfile da Acadêmicos de Niterói, escola que no carnaval deste ano levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em publicação feita após o Carnaval, Kátia afirmou que a escolha do tema é responsabilidade exclusiva da escola de samba e do carnavalesco. Segundo ela, a homenagem a um líder político não configura desresrespeito à legislação eleitoral.
“A escolha do tema é da escola de samba e do carnavalesco”, escreveu. Em outro trecho, declarou que “a lei foi cumprida”.
A ex-senadora também sustentou que o patrocínio do governo federal foi idêntico para todas as agremiações e que não houve privilégio. Para ela, cabe aos pré-candidatos se comportarem de acordo com a lei, não às escolas de samba.
A manifestação ocorre após questionamentos de adversários do presidente, que devem levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob argumento de possível propaganda eleitoral antecipada.
Ao final da publicação, a ex- ministra da Agricultara de Dilma Rousseff, afirmou que o debate não deve desviar a atenção do que classificou como temas mais graves que afetam o país.
