Em Palmas, 35,6% dos eleitores querem apoio de Lula a seu candidato; 47% preferem que Bolsonaro apoie
16 julho 2024 às 15h47
COMPARTILHAR
Em Palmas, 35,6% dos eleitores desejam que seu candidato tenha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% preferem o respaldo de Jair Bolsonaro (PL). O instituto Opção Pesquisas, do Jornal Opção, entrevistou 509 eleitores palmenses sobre a importância do apoio de determinados líderes políticos na escolha dos candidatos a prefeito em 2024.
Em três ocasiões distintas no questionário, os pesquisadores perguntaram: “Você gostaria de ver seu candidato a prefeito apoiado por…”, completando a frase com os nomes de três líderes políticos: Wanderlei Barbosa (Republicanos), Lula (PT) e Bolsonaro (PL).
Entre todos os nomes mencionados, o governador Wanderlei Barbosa foi o líder cujo apoio é considerado mais relevante, com 73,9% dos eleitores desejando seu apoio. Em contrapartida, 12,2% disseram que não gostariam do apoio do governador e 13,9% afirmaram que “tanto faz”.
Em seguida, o ex-presidente Bolsonaro é o nome mais importante para apoiar o candidato dos eleitores palmenses, com 47% afirmando que gostariam de seu apoio. No entanto, 41,7% responderam que não querem o apoio e 11,2% disseram que “tanto faz”.
Por último, Lula aparece como a liderança cujo apoio é considerado menos importante para os candidatos a prefeito de Palmas, com 35,6% do eleitorado desejando seu apoio. No entanto, 48,5% não querem esse apoio e 15,9% disseram que “tanto faz”.
O intervalo de confiança estimado para este estudo é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. Esta pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) sob o número TO-06360/2024.