Entorno de Amélio Cayres não vê espaço para vice: aposta é na cabeça da chapa

01 agosto 2025 às 09h04

COMPARTILHAR
Mesmo com seu nome citado em especulações de bastidores, o entorno do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), não trabalha com a hipótese de vice. A avaliação predominante é de que Amélio tem trajetória consolidada no parlamento, goza de prestígio político e ocupa posição estratégica que o credencia a disputar a sucessão do governador Wanderlei Barbosa em 2026, e não a compor uma chapa em segundo plano.
Com cinco mandatos consecutivos e atualmente no comando da Aleto, Amélio é visto por aliados como um nome forte e com capacidade de articulação suficiente para encabeçar uma candidatura própria, especialmente pela relação próxima com o governador, de quem é amigo pessoal e correligionário.
Janela política pode ser decisiva
Internamente, há quem reconheça que esta pode ser a janela decisiva para o projeto de Amélio. A expectativa do grupo é de que o nome dele apresente crescimento nas próximas pesquisas de intenção de voto e ganhe musculatura política para se consolidar como opção natural dentro da base governista, que também conta com outros nomes, como o da senadora Professora Dorinha Seabra (UB).