Entrada de Gaguim no Republicanos pode empurrar Amélio para fora do partido
02 fevereiro 2026 às 09h13

COMPARTILHAR
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), tem sinalizado a interlocutores próximos que não permaneceria no partido caso se confirme a ida do deputado federal Carlos Gaguim (UB) ao Republicanos. A avaliação circula nos bastidores políticos nos últimos dias, em meio às especulações sobre a movimentação partidária de Gaguim, que se coloca como pré-candidato ao Senado.
A possível filiação do deputado federal à sigla tem provocado ruído interno. O contexto amplia um impasse já existente entre Amélio e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que preside a sigla no estado. Apesar da aliança política e da atuação de Amélio para barrar o avanço do processo de impeachment durante o afastamento do governador entre setembro e dezembro do ano passado, os dois caminham hoje por projetos diferentes.
Wanderlei tem deixado claro a aliados que a senadora Dorinha Seabra (União Brasil) representa sua preferência para a disputa ao governo. Amélio, por sua vez, mantém a intenção de levar adiante sua pré-candidatura.
Nos bastidores, também circula o convite do MDB para que Amélio se filie à legenda e concorra ao Palácio Araguaia. A definição, segundo pessoas próximas, depende de conversas previstas para os próximos dias, incluindo uma reunião direta com o governador.
