Foto aumenta especulação sobre caminho partidário de Amélio Cayres
31 janeiro 2026 às 17h16

COMPARTILHAR
Uma foto publicada nas redes sociais pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), ao lado do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), presidente do partido no estado, chamou atenção do meio político neste sábado, 31. A imagem veio acompanhada das frases “Quem vem comigo?” e “O Tocantins inteiro, Governador!!!!”, além da legenda “O homem tá preparado”.
A postagem ocorre em meio a especulações sobre uma possível mudança partidária de Amélio, dentro do debate sobre a viabilidade de sua pré-candidatura ao Governo do Tocantins em 2026. Nos bastidores, circula a informação de que Amélio esteve recentemente em São Paulo para exames de rotina e que, na agenda, teria ocorrido um encontro com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi.
Alexandre Guimarães já declarou publicamente que vê Amélio Cayres como seu nome para a disputa ao Palácio Araguaia. Para isso, no entanto, o cenário exigiria a saída do Republicanos. O partido, no Tocantins, está sob influência direta do governador Wanderlei Barbosa, que articula uma composição com União Brasil e PL em torno da senadora Dorinha Seabra, também pré-candidata ao governo.
Wanderlei já deixou claro a aliados que Dorinha será sua candidata. A definição veio após sua recondução ao cargo em dezembro do ano passado, depois de afastamento determinado pelo STJ em setembro e revertido pelo STF. Nos bastidores, o apoio de Dorinha e de seu grupo político ao retorno do governador é tratado como parte de um acordo mais amplo.
Amélio Cayres é citado por Wanderlei como um dos aliados que mantiveram lealdade durante o período de afastamento. Ainda assim, o projeto de uma candidatura ao governo com apoio direto do Palácio parece ter perdido espaço. O governador já trabalha com um desenho de chapa que teria Dorinha na cabeça e o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) como vice. Fortes, segundo articulações, deixaria o PSD para se filiar ao Republicanos.
Nesse contexto, a foto de Amélio com Alexandre Guimarães passa a ser lida como um sinal político.
