Gabinete de Janad Valcari é foco de investigação do MPTO por envio de calendários e cartões do Dia das Mães

31 março 2025 às 12h15

COMPARTILHAR
Os materiais impressos, calendários e cartões de Dia das Mães, enviados pela deputada estadual Janad Marques de Freitas Valcari (PL) no ano passado aos gabinetes da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) estão sob investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A instauração do Inquérito Civil Público foi oficializada por meio de portaria publicada na última sexta-feira, 28, assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Grisi Nunes, da 22ª Promotoria de Justiça de Palmas.
O promotor justifica a abertura do inquérito com o objetivo de apurar possíveis irregularidades no uso da cota de mala direta, um benefício que permite o envio de correspondências postais custeadas pela Aleto. A investigação busca esclarecer se o envio de materiais impressos, como calendários e cartões, foi realizado de forma indevida, além de identificar as pessoas supostamente envolvidas no caso.
“Delimitação do objeto de apuração e pessoas envolvidas: apurar eventual irregularidade no envio de materiais impressos (calendários e cartões de Dia das Mães) por meio da cota de mala direta disponibilizada aos gabinetes da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, por parte de J. M. F. V.”, explica o promotor no documento.
Como parte das ações iniciais da investigação, Nunes solicitou à Aleto a Comunicação Interna (CI) nº 001/2024, de 5 de março de 2024, que trata do uso da cota de mala direta pelo gabinete da deputada, além do envio das normas que regulamentam esse serviço para os parlamentares.
As assessorias da Aleto e de Janad foram procuradas, mas ainda não retornaram o contato.