Gaguim esclarece e diz que prefeitos são quem definem aplicação de recursos das emendas “Pix”
09 outubro 2025 às 19h04

COMPARTILHAR
Após a publicação de uma matéria pelo Jornal Opção Tocantins sobre a destinação de emendas parlamentares para eventos festivos no Tocantins, o deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União Brasil) emitiu uma nota de esclarecimento, respondendo às questões levantadas sobre o uso de R$ 850 mil em transferências especiais (emendas “Pix”) para shows e festividades em quatro municípios.
Na nota, a assessoria do parlamentar afirmou que as emendas são alocadas por meio de repasses realizados pelos ministérios federais, que destinam recursos para áreas como saúde, educação e infraestrutura. Porém, o deputado esclareceu que as transferências especiais, chamadas de “Pix”, conferem aos prefeitos dos municípios a flexibilidade de usar os recursos conforme suas necessidades, respeitando as diretrizes em vigor.
“O deputado Gaguim não realiza transferências via ‘Pix’; todos os recursos são enviados de acordo com os trâmites oficiais dos ministérios. Se um prefeito optar por aplicar esses recursos em áreas distintas das indicadas, como eventos ou shows, essa decisão é exclusivamente da gestão municipal”, esclareceu a nota.
Em relação ao questionamento sobre a aplicação de recursos para eventos como a Expotabocão e a contratação de artistas como Tony Guerra e Forró Sacode, o deputado afirmou que a responsabilidade pela alocação dos recursos, uma vez repassados ao município, é inteiramente dos prefeitos, e não do parlamentar.
O Jornal Opção Tocantins havia solicitado um esclarecimento sobre a discrepância entre as declarações de Gaguim e os dados públicos, que mostraram repasses destinados a festas e shows em 2024. A resposta oficial veio só após a publicação da matéria, fornecida pela assessoria do deputado, que reafirmou que o uso do dinheiro, após sua destinação às prefeituras, é uma decisão local.
O deputado também garantiu seu compromisso com a destinação de recursos para áreas essenciais, como saúde e educação, e afirmou estar à disposição para novos esclarecimentos
