Após circular uma foto em que aparece ao lado do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos), o deputado estadual, e pré-candidato a deputado federal, Jair Farias (União Brasil) afirmou nesta terça-feira, 11, que não votará a favor de um eventual processo de impeachment contra o gestor. A declaração foi feita ao Jornal Opção Tocantins, em meio às especulações sobre o posicionamento das bancadas partidárias diante do atual cenário político do estado.

Segundo o parlamentar, sua posição segue o alinhamento do partido até aqui. A sigla, segundo o deputado, comandada no Tocantins pela senadora Dorinha Seabra, é da base do governo de Wanderlei e a posição dele é coerente a isso. “Sou do União Brasil, e o partido é da base do governador Wanderlei, então não voto impeachment”, afirmou.

Com a posição agora explícita, Jair Farias passa a integrar o grupo de deputados que não estariam dispostos a votar a favor de um eventual impeachment do governador. Entre eles estão Léo Barbosa (Republicanos), Cláudia Lelis (PV), Cleiton Cardoso (Republicanos), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Ivory de Lira (PCdoB), Janad Valcari (PL), Marcus Marcelo (PL), Eduardo Fortes (PSD), Vanda Monteiro (União Brasil) e Olyntho Neto (Republicanos). O presidente da Casa, Amélio Cayres (Republicanos), também não deve avançar com o processo, a menos que haja maioria de 16 votos favoráveis.