Janad Valcari se declara oficialmente oposição ao governo Wanderlei Barbosa

19 agosto 2025 às 11h54

COMPARTILHAR
Em pronunciamento nesta terça-feira, 19, na tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins, a deputada estadual Janad Valcari (PL) anunciou oficialmente que passa a integrar a oposição ao governo do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Segundo Janad, a decisão vem após repetidas experiências de “perseguição política, fofocas e achismos” por parte da gestão estadual. “Hoje eu venho a público com clareza e responsabilidade anunciar minha posição. A partir de agora, estou oficialmente na oposição ao governo do Estado”, afirmou a deputada.
Janad destacou que, apesar de nunca ter sido eleita na base do governador, manteve uma postura respeitosa e propositiva, colaborando com projetos que beneficiaram a população e repassando denúncias diretamente à gestão. “Não para expor, mas para que fossem corrigidas”, explicou. No entanto, segundo ela, a situação mudou: “Agora irei fazer diferente. O que uma oposição tem que fazer: levar para os órgãos competentes”.
Durante o discurso, a parlamentar também denunciou supostos superfaturamentos em contratos de shows pagos pela Secretaria do Turismo do Estado. Janad citou o caso de um artista contratado por R$ 25 mil por uma prefeitura do interior e, pouco tempo depois, recebido mais de R$ 100 mil pelo mesmo show em eventos do governo estadual. “A imprensa deveria estar preocupada com artistas que recebem contratos superfaturados, e não comigo”, disse.
A deputada ainda rebateu críticas que teriam sido feitas a seu nome na mídia, afirmando que tentativas de intimidação não a impedirão de exercer o mandato com independência. Ela lembrou que possui provas das denúncias feitas, incluindo prints de mensagens enviadas a secretários, e disse estar disposta a apresentá-las às autoridades competentes.
Janad concluiu seu pronunciamento reafirmando que fiscalizará a gestão estadual, prezando pela transparência. “Meu mandato não pertence ao governador. Pertence a Deus e ao povo. A partir de agora, serei oposição com coragem, independência e muita responsabilidade. O tempo da diplomacia e da tolerância com erro acabou. Agora é vigilância total”, declarou.
Estopim
Janad Valcari rompe publicamente com Wanderlei Barbosa após episódios recentes que marcaram sua saída da base governista. Tanto ela quanto o vice-governador Laurez Moreira(PDT) já haviam indicado que o afastamento se deu por “fofocas” ou influências externas, segundo relatos nos bastidores do Palácio Araguaia.