Laurez Moreira é anunciado no PSD e assumirá presidência estadual do partido

25 agosto 2025 às 09h10

COMPARTILHAR
O cenário político do Tocantins ganhou novos contornos com o convite de filiação do vice-governador Laurez Moreira ao PSD, com isso o político deixará o PDT. O anúncio foi feito pelo senador Irajá Abreu (PSD), em vídeo divulgado nas redes sociais ao lado do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, de Laurez e de Iratã Abreu, irmão do senador.
No ato, Irajá entregou a ficha de filiação e confirmou que Laurez também assume a presidência estadual do partido, em um movimento que pretende fortalecer o projeto político da sigla rumo às eleições de 2026. “Essa união fortalece ainda mais o PSD, consolidando um projeto de crescimento, desenvolvimento e representatividade para todo o nosso estado. Tenho convicção de que estamos construindo um dos partidos mais sólidos do Tocantins, com grandes quadros preparados para o futuro. Bem-vindo, Laurez!”, declarou o senador.
Kassab, por sua vez, reforçou a importância da chegada do vice-governador. “Nosso senador Irajá é um grande líder que tem feito um trabalho de destaque em Brasília. E essa grande notícia é a vinda para o PSD do nosso vice-governador Laurez, que dispensa apresentações. O PSD do Tocantins está preparado para apresentar os melhores quadros para as eleições do ano que vem. Seja com a recondução do Irajá ao Senado ou com Laurez, que esperamos ver como nosso governador, estamos montando um time forte. Também convidamos aqui o Iratã para ser um dos nossos candidatos a deputado federal”, afirmou o presidente nacional da legenda.
O nome de Iratã Abreu, ex-vereador de Palmas e irmão de Irajá, foi confirmado como pré-candidato a deputado federal, reforçando a estratégia do partido de lançar novas lideranças no estado.
Laurez assume comando e amplia embate com Wanderlei Barbosa
Ao aceitar a missão de presidir o PSD no Tocantins, Laurez destacou a relevância do projeto. “É com muita alegria que eu recebo essa missão de dirigir o nosso PSD do Tocantins, esse partido que tem a felicidade de ser comandado por um grande mestre da política brasileira. Vamos construir um grande partido ao lado do senador Irajá, do deputado Iratã e sob a liderança do nosso presidente Gilberto Kassab. Vamos em frente”, disse o vice-governador.
A filiação de Laurez ao partido de Irajá adiciona mais tensão à disputa com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Rompido com o chefe do executivo, Laurez é pré-candidato ao governo estadual em 2026. Wanderlei, por sua vez, tem repetido que não pretende renunciar em abril de 2026 para concorrer ao Senado, mesmo com o cenário eleitoral considerado favorável. A chegada do vice ao PSD, legenda comandada por um de seus principais desafetos políticos, torna ainda mais improvável a hipótese de Wanderlei deixar o cargo antes do fim do mandato, o que abriria espaço para Laurez assumir o governo.