Nos 36 anos de Palmas, Eduardo Siqueira destaca integração tecnológica como maior desafio da gestão

19 maio 2025 às 09h15

COMPARTILHAR
Na véspera em que Palmas completa 36 anos, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) falou ao Jornal Opção sobre o que considera ser o principal desafio deste novo mandato. Mais de 30 anos depois de sua primeira eleição como prefeito, em 1993, ele voltou à cadeira com um discurso focado em tecnologia, ou melhor, na falta dela dentro da gestão pública municipal.
“Na minha época, não tinha internet. Hoje você tem IA, sistemas integrados, peticionamento eletrônico. Mas aqui na prefeitura, ao chegar, vi que cada setor parece viver num mundo paralelo. Fazer matrícula na educação, é um cadastro. Vai na saúde, outro. Vai na Fazenda, mais outro. Isso é impensável hoje”, pontua o gestor.
Eduardo cita como exemplo o sistema e-Palmas, que, segundo ele, custa R$ 450 mil por mês à prefeitura. Em comparação, menciona o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), amplamente usado em órgãos federais e que, segundo o prefeito, é gratuito. “Fica a pergunta: qual era o caminho que nós estávamos indo?”, indaga.
O prefeito defende a substituição de sistemas caros e fragmentados por soluções tecnológicas mais inteligentes, gratuitas e integradas, e afirma que essa transformação já começou. “A mudança mais importante está acontecendo por dentro. O que eu faço por fora alguém vê, mas é pouco. O que eu estou fazendo por dentro é integrar tudo. Todos os sistemas falando entre si”, destacou.
Eduardo, hoje com 66 anos, não esconde a ambição de modernizar Palmas com base em exemplos como Recife (PE), onde a prefeitura, segundo ele, administra um dos maiores grupos de WhatsApp do mundo, e Araguaína, que criou a “IAra”, uma espécie de Alexa municipal para atender demandas básicas da população.
“A verdade é que o cidadão não pode ficar correndo atrás do poder público. É o poder público que tem que correr atrás do cidadão”, resume, com seu estilo direto e um certo ar de desafio. “Esse velhote aqui vai aprender com a garotada, e nós vamos dar show”, finalizou.
Volta ao cargo
Eduardo Siqueira Campos foi eleito em 2024 com 53,03% dos votos válidos (78.673 votos). Seu retorno ao cargo marca um reencontro com a cidade que ajudou a construir, literalmente. Entre 1993 e 1997, em seu primeiro mandato, foi responsável por decisões que moldaram a identidade urbana de Palmas, como o traçado das avenidas largas, a consolidação dos bairros Arnos e Jardins Aurenys e obras de infraestrutura como saneamento básico.
O nome por trás da história
Filho do ex-governador Siqueira Campos e de Aureny Siqueira Campos, Eduardo nasceu em Campinas (SP), mas sua vida política é toda tocantinense. Formado em Pedagogia, foi deputado federal na Assembleia Constituinte de 1988, presidiu secretarias estaduais e comandou grupos de comunicação locais. Agora, em 2025, reassume a Prefeitura apostando em inovação digital, e tentando provar que ainda tem combustível político para um mandato que quer marcar época.