Pré-candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni diz que redução de empregos exige capacitação de trabalhadores
24 julho 2024 às 11h07
COMPARTILHAR
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou uma queda no mercado de trabalho formal em Gurupi em relação ao mesmo período em anos anteriores. Em 2022, o saldo, que é a diferença entre admissões e demissões no município, foi de 1.727. No entanto, em 2023, esse saldo diminuiu para 825, representando uma redução de mais de 52%.
A média mensal do saldo de empregos também revela uma tendência de queda contínua entre 2023 e 2024. Em 2023, a média mensal foi de 68,75 empregos, enquanto em 2024 caiu para apenas 58,8%, o que significa uma diminuição de quase 15% na criação de empregos nos primeiros cinco meses deste ano, comparado ao mesmo período de 2023.
Baseado nestes dados, o pré-candidato à prefeito, Cristiano Pisoni (PSDB), questiona a afirmação da atual prefeita Josi Nunes sobre a cidade ter alcançado o estado de Pleno Emprego, onde as funções de oferta e demanda de mão-de-obra se equilibram no mercado de trabalho, o que contradiz os dados do Caged.
“É triste ver uma gestão afirmar que a cidade está em Pleno Emprego, quando os números mostram outra realidade e os próprios moradores sabem que ainda há muito a ser feito, principalmente para oferecer oportunidades aos jovens”, protestou o candidato.
Nos dados de 2024, dos meses de janeiro a maio, a tendência de baixos saldos de empregos é evidente. Na sequência de março, abril e maio, a cidade seguiu batendo recordes negativos na área. Pisoni defendeu que a solução para este desfalque é a capacitação de mão de obra: “Precisamos investir em programas de qualificação e capacitação profissional, porque é isso que resolve o problema do grande número de demissões. Quero criar os chamados ‘Centros de Oportunidade’ nos bairros de Gurupi, oferecendo cursos de alta demanda no mercado de trabalho, por meio de parcerias com o Sitema S, sindicatos, universidades, igrejas”, destacou.
O pré-candidato destacou áreas como marcenaria, mecânica, manutenção de celulares, conserto de eletrodomésticos, produção audiovisual, social media, desenvolvimento de sites e aplicativos, e organização de eventos como parte da proposta, além dos cursos já oferecidos na cidade.