Prefeito de Colinas sugere uso da máquina pública na eleição de vereadores e cobra lealdade

17 fevereiro 2025 às 17h45

COMPARTILHAR
Na mesma sessão da Câmara Municipal de Colinas do Tocantins, em que o prefeito Josemar Casarin (UB) disse que “aqui a bala pega” quando a vereadora Naiara Miranda (MDB) declarou independência política, o gestor fez declarações que sugerem o uso da estrutura da prefeitura na eleição de nove vereadores aliados. Em um dos trechos, ele afirmou que “quase todos usaram a estrutura da prefeitura para chegar [ao poder]” e cobrou fidelidade dos parlamentares eleitos. A sessão ocorreu no dia 4 de fevereiro, mas repercutiu apenas na semana passada. Confira vídeo abaixo.
Ao Jornal Opção Tocantins, o prefeito disse que a citação se refere aos candidatos que utilizaram “o prestígio da gestão que tinha grande aprovação”. Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara de Colinas, Augusto Agra, não respondeu sobre o caso.
Durante sua fala, Casarin destacou que espera lealdade dos vereadores que se beneficiaram direta ou indiretamente da gestão municipal, reforçando a necessidade de alinhamento político. “O mínimo que posso ter agora é respeito, consideração e gratidão para juntos fazermos um grande trabalho”, disse.
O prefeito também mencionou dificuldades enfrentadas em seu primeiro mandato, alegando ter sofrido tentativas de cassação e pressão política. Ele criticou o ex-vice-prefeito, sugerindo que sua carreira política foi encerrada por não seguir a mesma linha de pensamento da administração.
As declarações fazem parecer que o Poder Legislativo municipal pode não ser independente, além de possíveis implicações legais caso haja indícios de favorecimento político por meio da máquina pública. Até o momento, não há manifestações formais de vereadores sobre as declarações do prefeito.