Secretária de Educação de Nova Olinda é investigada por suposto recebimento irregular do Bolsa Família

07 julho 2025 às 09h17

COMPARTILHAR
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar o suposto recebimento indevido de recursos do Programa Bolsa Família por Zuleide Tenório Bezerra, atual secretária municipal de Educação de Nova Olinda (TO). A apuração tem como base a Notícia de Fato nº 1.36.001.000070/2025-14.
Segundo a Portaria nº 5, de 16 de junho de 2025, assinada pelo procurador da República Guilherme Henrique Maltauro Molina Campos, há indícios de que a gestora teria recebido o benefício sem atender aos critérios legais exigidos para caracterização como pessoa de baixa renda. O caso pode configurar, em tese, ato de improbidade administrativa e possíveis crimes de responsabilidade.
Com remuneração de R$ 7 mil por mês, Zuleide está vinculada à pasta desde 21 de janeiro deste ano. Em 2024, disputou uma vaga na Câmara Municipal como candidata a vereadora pela Federação PSDB-Cidadania. Não se elegeu, mas ficou na suplência.
De acordo com o MPF, o inquérito está sob responsabilidade da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão e tem prazo inicial de um ano para conclusão, conforme as normas internas do Ministério Público. A investigação tramita na esfera cível e seguirá com diligências já determinadas nos autos.
A reportagem procurou a prefeitura de Nova Olinda para esclarecimentos em relação ao caso e aguarda posição oficial da gestão comandada por Jesus Evaristo (União Brasil).