A tradicional caminhada rumo ao Senhor do Bonfim, em Natividade, reuniu mais que fiéis nesta quinta-feira, 14. Entre os presentes estava a senadora Dorinha Seabra (União Brasil), que inicialmente acompanhou o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Vicentinho Júnior (PP), ao longo do trajeto de quase 25 km. O gesto, apesar de não vir acompanhado da confirmação de presença no lançamento oficial da pré-candidatura, marcado para esta sexta-feira, 15, foi interpretado nos bastidores como um sinal de apoio.

No entanto, mais à frente no percurso da romaria, Dorinha também caminhou ao lado de Carlos Gaguim (União Brasil), aliado de partido e também com pretensões para o Senado, reforçando a percepção de que a senadora mantém portas abertas com ambos os aliados, mesmo que tenha Gaguim como opção número 1.

Questionada pelo Jornal Opção Tocantins, Dorinha atribuiu a possível ausência no almoço de lançamento à agenda apertada. “Eu não acredito que eu consiga ficar no almoço. Estou aqui acompanhando ele nessa caminhada, vou pra missa, mas amanhã ainda tenho compromissos em Araguacema e Tabocão”, disse.

A senadora também comentou sobre a aproximação entre o PP e o União Brasil, partidos que caminham para oficializar uma federação. “O senador Vicentinho é do PP, um partido fortíssimo. Agora o processo de construção de chapa vai acontecer naturalmente, com debate e organização do projeto. Na próxima semana deve oficializar a federação, o TSE já autorizou”, afirmou.

Mas foi ao falar sobre a formação da chapa que Dorinha deixou o maior sinal de indefinição. “O processo de construção de chapa vai acontecer naturalmente, em termos de debate, construção, como que o projeto vai se organizar… ainda vai ser definido a critério, né?”

O cenário segue indefinido. Com dois aliados disputando a mesma vaga, a dúvida agora é qual será a formação final, e onde outros nomes de peso, como Irajá Abreu (PSD), vão se encaixar. No ritmo da política tocantinense, a caminhada até a definição pode ser bem mais longa que a romaria ao Senhor do Bonfim.