Tocantins tem uma cidade que poderá ter candidatura única para prefeito; saiba qual é

01 agosto 2024 às 16h30

COMPARTILHAR
No Tocantins, dentre suas 139 cidades, um município está na iminência de ter uma candidatura única para prefeito, isso porque, até o momento, somente um pré-candidato da cidade fez pré-campanha e nenhum outro nome se apresentou. A cidade é Fátima, localizada na região centro-sul. Lá, o prefeito José Antônio Santos Andrade (União Brasil) é pré-candidato à reeleição. Ele é irmão do deputado estadual Antônio Andrade (Republicanos), que é pré-candidato a prefeito de Porto Nacional.
O prefeito recentemente foi notificado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por nepotismo. O órgão recomendou a exoneração de sua irmã, Hadryana Cristina Santos Andrade, que atualmente ocupava o cargo de assessora especial na Secretaria de Administração da cidade. O MP solicitou que o prefeito adotasse medidas para não contratar parentes. Fátima tem 3.467 habitantes e 3.434 eleitores.

Outro caso possível
Outra cidade que também pode ter candidatura única é Talismã. O pré-candidato a prefeito da cidade é Flávio Cristo Rei e o pré-candidato a vice é Manel do Pará, ambos do UB, estavam em pré-campanha desde o começo do ano, sem que outro nome aparecesse. Eles encabeçam a chapa “O trabalho não pode parar”, composta pelos partidos UB, PRD, PL e PSD. A pré-candidatura tem o apoio do prefeito Diogo Borges, que é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

No entanto, na reta final dos registros de candidatura, o nome da ex-prefeita Miriam Ribeiro (Progressistas) foi apresentado para a disputa. Ela foi prefeita entre 2009 e 2016 e apoiou Diogo Borges para seu sucessor na época. Miriam disse à imprensa que tem o apoio da base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
