Todos os deputados federais do Tocantins apoiam projeto de Anistia dos Presos de 8 de janeiro de 2023

21 março 2025 às 11h25

COMPARTILHAR
Todos os 8 deputados federais do Tocantins já declararam que são favoráveis a anistia dos presos pelos ataques antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023, é o que aponta o Mapa da Anistia e as posições de alguns parlamentares nas suas respectivas redes sociais. Depois de Filipe Martins (PL), Eli Borges (PL), Vicentinho Junior (PP) e Alexandre Guimarães (MDB) se posicionarem a favor, foi a vez de Toinho Andrade (Republicanos) e Carlos Gaguim (União) anunciarem nesta quinta-feira, 20, suas respectivas posições favoráveis.
No Instagram, o deputado Gaguim postou: “Assinei a #pecdaanistia (sic) como subscritor, um passo importante par garantir que o STF não possa reformar a concessão da graça ou anistia em prejuízo do réu. Acredito que a justiça deve ser imparcial e respeitar os direitos de todos. Vamos juntos construir um brasil mais justo e transparente”, escreveu o deputado em uma legenda.
Na mesma rede social, o parlamentar Toinho Andrade escreveu; “Pela pacificação do Brasil, sou a favor do PL da anistia”.
A reportagem tentou contato com os deputados Ricardo Ayres (Republicanos) e Lázaro Botelho (PP), mas não conseguiu as posições dos parlamentares via contato. Porém, os nomes dos dois parlamentes aparecem no site do Mapa da Anistia como favoráveis ao projeto.
O site, que propõe monitorar em tempo real as posições dos deputados federais em relação a anistia, aponta que até esta sexta-feira, 21, são 211 parlamentares a favor, 91 contrários e 208 neutros. Os números devem ganhar atualização em breve, já que, por exemplo, os deputados Alexandre Guimarães e Carlos Gaguim declararam o apoio ao projeto, mas no site aparecem como neutros.
Para virar lei, o projeto precisa de 257 aprovações dos 513 parlamentares da Câmara Federal.