Um conflito envolvendo a construção de uma ponte em uma estrada municipalizada no município de Aurora do Tocantins escalou para ameaças de morte e mobilizou autoridades. O vereador Josivan Rodrigues de Souza (PP), eleito para o terceiro mandato em 2024, é acusado de ameaçar o influenciador digital Cleitin Milgrau e o pai dele após questionamentos sobre a paralisação das obras no local. O caso ganhou repercussão nas redes sociais e também entre deputados.

Durante a sessão desta terça-feira, 1º de julho, o deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) solicitou o envio de um ofício ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), pedindo que o caso seja averiguado. “Estou com um vídeo em mãos de um vereador de Aurora que ameaçou de morte um cidadão, um influenciador digital, Cleitinho. Ele é bem conhecido tanto no Tocantins quanto em Goiás. Já vi manifestações de deputados de Goiás, inclusive do presidente da Assembleia de lá. Tudo indica que as ameaças foram feitas simplesmente por cobranças da população, como pedir que a ponte seja construída. É um absurdo esse tipo de situação nos dias de hoje”, declarou o parlamentar.

A estrada em questão foi municipalizada por lei que transferiu ao município a responsabilidade pela via que liga a TO-110 a propriedades rurais. O texto autoriza o Executivo a investir na manutenção da estrada conforme o interesse público.

Cleitin Milgrau, cuja família seria proprietária de uma pousada na região, afirmou que a obra da ponte beneficiaria moradores e turistas. Relatou que, juntamente com o prefeito da cidade, teria buscado recursos para viabilizar a construção, já que do outro lado da via moram famílias e existem atrativos turísticos. Segundo ele, no domingo, 29, o vereador Josivan ordenou a paralisação da obra, alegando que a estrada passava por sua propriedade. “Ele esqueceu que a estrada pertence ao município”, disse Cleitin, que divulgou um vídeo repudiando o ato.

Na mesma noite, Cleitin teria recebido uma ligação do vereador com ameaças. No áudio, obtido pelo Jornal Opção Tocantins e supostamente atribuído ao vereador Josivan, é possível ouvir ofensas e ameaças diretas: “Você e seu pai não valem nada. Você é um porcaria, uma bosta. Nunca pensou nisso, não? Pois é. Eu vou ter um, viu? E eu vou pra lá. Se for pra decidir matar, eu mato você e seu pai.”

Reações em Goiás

O episódio também gerou reação imediata em Goiás. O deputado estadual Gugu Nader (Avante) se manifestou em vídeo em apoio a Cleitin: “Todos têm direito de receber benefícios em sua região. Nós não vamos aceitar nenhum vereador ameaçar de morte ninguém. Já estou enviando ofício à Polícia Federal. Caso aconteça algo com o Cleitin, tomaremos providências cabíveis e duras contra quem quer que seja”, declarou.

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) também criticou a atitude do vereador: “É uma vergonha, não só para Aurora, mas para todo o Tocantins, um vereador ameaçar matar o cara e o pai só porque o Cleitinho pediu a construção de uma ponte que nem é na cidade dele”, disse.

A reportagem tenta contato com a Câmara de Vereadores de Aurora, mas ainda não obteve retorno.

Confira trecho do áudio

Trecho do suposto áudio atribuído ao vereador de Aurora do Tocantins