O palanque montado na orla do Rio Araguaia, em Araguatins, no norte do Tocantins, serviu de cenário para a aproximação pública entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), durante evento realizado nesta sexta-feira, 27. A visita marca a primeira passagem de Lula pelo estado desde que iniciou seu terceiro mandato.

A cerimônia teve como foco a regularização fundiária, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica nº 14/2025 entre o Governo Federal e o Estado, além da entrega de títulos rurais e doações de imóveis da União para instituições públicas tocantinenses como a UFT, IFTO, TRE-TO e prefeituras locais.

O tom político ficou por conta dos discursos. Mesmo tendo declarado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno de 2022, Wanderlei destacou o caráter institucional da parceria com o Planalto. “E o nosso governo preza muito a parceria. Nunca as questões ideológicas irão nos atrapalhar. Nós sabemos o quanto o senhor tem uma história bonita neste país e respeitamos a sua história. Em algum momento da minha vida política, eu já votei no senhor e mostrei isso para o senhor. E tenho muito respeito pelo senhor”, declarou o governador.

Lula, com o estilo que lhe é peculiar, não deixou passar a deixa: “Nunca perguntei para o governador em quem você votou ou não votou. Mas você disse agora há pouco que um dia você já votou em mim. E aí eu preciso lhe dizer que o bom filho à casa retorna”, brincou. E completou em tom bem-humorado: “Quando um homem tem dúvida, pergunta para a mulher, que ela sabe ensinar como é que a gente volta”, disse em direção a primeira-dama do estado, Karynne Sotero, que respondeu fazendo o símbolo L com as mãos.