Moradores do povoado Barro Alto, no município de Recursolândia, procuraram o Jornal Opção Tocantins para relatar a situação crítica de abastecimento de água na comunidade. Segundo relatos encaminhados à redação, o problema se arrasta há mais de 30 dias, desde que a caixa d’água da localidade cedeu no início de abril.

“Já tem uns três dias que a água está fraca. E cada dia vai diminuindo mais, porque os canos estão estourando. A gente toma banho com balde, durante a hora que a bomba está ligada. Depois que desliga, acaba tudo”, contou um morador. Segundo os depoimentos, a rede de distribuição está danificada, o que compromete o fornecimento para cerca de 10 famílias que vivem no povoado. Algumas delas estariam recorrendo a casas de parentes próximos para conseguir água para banho, comida e higiene básica.

De acordo com as informações recebidas, a antiga caixa d’água rompeu no dia 2 de abril. A prefeitura teria ido ao local e realizado reparos emergenciais, mas o abastecimento não foi plenamente restabelecido desde então. Ainda segundo os moradores, uma nova caixa d’água já foi adquirida, mas ainda não foi instalada.

A reportagem do Jornal Opção Tocantins procurou a Prefeitura de Recursolândia, que se manifestou por meio do secretário municipal de Obras, Moisés Noleto. Segundo ele, a nova caixa já foi comprada e está na cidade. A estrutura para sustentação do reservatório também já foi concluída, mas a instalação ainda depende da chegada de um caminhão munck.

“Lá não está sem água, não tem o reservatório no momento, mas água para as famílias têm. Os esforços foram feitos de forma que agora dependemos apenas do munck. A gente solicitou um da Ageto, só que estava com problema. Acredito que chegue essa semana ou no início da outra”, explicou o secretário.

A reportagem também recebeu imagens de como estaria o atual estado da água. Em um dos vídeos uma torneira aparece aberta com uma água avermelhada saindo, o que mostra que o líquido naquele momento não estaria próprio para ser usado pelos moradores do povoado.

Relatório IPS

A situação no povoado Barro Alto ocorre em meio à divulgação do novo relatório do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Recursolândia apareceu entre os cinco piores municípios do Tocantins em desempenho social e ambiental, com pontuação de 45,46 em uma escala que vai de 0 a 100. O índice considera indicadores como acesso à saúde, educação, moradia, segurança e meio ambiente.