A tradicional Dança do Lenço, manifestação cultural do Quilombo Barra do Aroeira de Santa Tereza do Tocantins, vai realizar duas apresentações especiais em escolas da região. A primeira aconteceu na terça-feira, 18, na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu, às 14h. A segunda será realizada no dia 29 de novembro, durante a II Festa do Baru, na Escola Municipal Horácio José Rodrigues, situada no próprio Quilombo Barra do Aroeira às 20h.

O projeto tem como parte das ações aprovadas no edital nº 32 – Culturas Quilombolas 2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) — o mesmo edital que promove o projeto “Medicina da Natureza”, de Mestra Ermina Rodrigues. As apresentações contam com apoio e articulação do Projeto Vereda, iniciativa educativo-cultural sediada no distrito de Taquaruçu, Palmas.

A Dança do Lenço é um dos patrimônios culturais mais expressivos da comunidade, preservado por gerações e apresentado em festivais, encontros de culturas tradicionais e eventos dentro e fora do Tocantins. Seu repertório, simbolismo e movimentação celebram a ancestralidade e a resistência do povo quilombola, dialogando com outras manifestações afro-brasileiras da região, como a Suça e o Maculelê.