Encontro cultural “Salve Cerrado!” será realizado em Taquaruçu Grande e tem entrada gratuita
19 setembro 2025 às 16h50

COMPARTILHAR
O Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado é intitulado “Salve Cerrado!” vai acontecer no próximo sábado, 27, em Taquaruçu Grande no Parque Estadual do Lajeado. O evento é gratuito e conta com várias atividades culturais.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Puro Cerrado, em parceria com a Associação Água Doce, integrando a programação do já tradicional evento Abraço ao Taquaruçu, realizado desde 2018.
No mês do cerrado e durante a semana da árvore, o projeto “Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado”, acontece em uma comunidade rural situada a 20 km de Palmas, dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) que abriga o Parque Estadual do Lajeado. O encontro será realizado no espaço Célia’s Restaurante.
A programação inclui a realização de atendimentos e serviços ao cidadão, apresentações de música, teatro, rodas de conversas, manifestações de grupos tradicionais do Tocantins, além de vivências voltadas para a educação ambiental. Além disso, o “Salve Cerrado” contará com atividades integradas como distribuição de mudas, agendamento de castração de cães e gatos, oficinas, participação de brigadistas e de ONGs parceiras.
Andrea Lopes, organizadora do evento e diretora executiva do Instituto Puro Cerrado afirma que a intenção do evento é a conexão cultural e a conscientização de preservação do cerrado. “Queremos que a comunidade, artistas e visitantes compreendam que preservar este território é vital para a qualidade de vida da comunidade local e também de todos os moradores de Palmas, já que grande parte da água que consumimos na capital vem da bacia do Taquaruçu Grande”.
Outra atividade será o “Abraço ao Taquaruçu”, que pretende reunir grupos de bikers, cavaleiros e trilheiros em um gesto coletivo de integração com a natureza. Durante o percurso, os participantes lançarão as chamadas “bombas de sementes”, produzidas com a colaboração dos alunos das escolas rurais. De acordo com a organizadora, a ação simboliza a semeadura de um futuro mais verde e consciente.
“Esse encontro simboliza um ato de resistência e de afeto pelo Cerrado. O Abraço ao Taquaruçu nasceu da necessidade de defender as águas que abastecem Palmas e, hoje, ao lado do Instituto Puro Cerrado, ampliamos essa força para que arte e consciência ambiental caminhem juntas”, destaca Ruy Bucar, um dos organizadores do Abraço ao Taquaruçu.
A mobilização comunitária também ganha destaque com a participação ativa dos alunos das Escolas Municipais Rurais de Palmas, que se apresentam no Festival Cultural Estudantil. O festival será realizado na próxima quinta, 25, das 10h às 14h, no auditório da ETI Fidêncio Bogo. Ele reúne três categorias: música, poesia, e jogos teatrais. Todas as modalidades têm temática ambiental.

Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.