Filme sobre ditadura militar, “O agente secreto”, é selecionado para representar Brasil no Oscar
15 setembro 2025 às 15h43

COMPARTILHAR
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15, o filme escolhido para concorrer ao Oscar 2026 representando o Brasil. “O agente secreto” é dirigido por Kleber Mendonça Filho e vai disputar a categoria de Melhor Filme Internacional.
Toda edição do Oscar, desde 1956, tem a categoria Filme Internacional. No ano 2025 o vencedor foi o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”. Para escolher o próximo competidor, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais reuniu com os 25 membros responsáveis pela seleção do melhor filme nacional.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar no Brasil, “O agente secreto” conta a história de um professor universitário interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para encontrar seu filho. O filme deve estrear no Brasil no dia 6 de novembro, com a classificação prevista para maiores de 16 anos.
Apesar de não ter estreado em território nacional ainda, o filme já faz bastante sucesso entre os críticos. No Festival de Cannes 2025, um dos eventos de audiovisual mais prestigiados do mundo, Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho de melhor direção. O jornal inglês “The Guardian” deu nota máxima ao filme brasileiro e a revista norte-americana “Hollywood Reporter” disse que o filme é “maravilhoso”.
A cerimônia do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março de 2026, com sua programação e lista de concorrentes ainda não divulgadas.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.