Inauguração de ponte sobre Rio Araguaia pode contar com presença de Lula

01 outubro 2023 às 10h52

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A prefeita de Xambioá, Patrícia Angelin (UB), está radiante com a contagem regressiva para conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo, no Pará, ainda este ano. No entanto, obra, que teve a ordem de serviço assinada ainda em 2017 e que já passou por dois presidentes da República (Michel Temer e Jair Bolsonaro) e dois governadores do Tocantins (Marcelo Miranda e Mauro Carlesse), ainda não tem data para ser inaugurada.
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardada para o evento de inauguração. Ao lado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e da prefeita, terá a oportunidade de entregar a ponte interestadual que demorou seis anos para ficar pronta e custou quase R$ 200 milhões.
Patrícia tem acompanhado de perto o andamento das obras num misto de orgulho e preocupação. Isso porque seguramente o poder público local terá que realizar outras benfeitorias em função do aumento do fluxo de veículos que a abertura da ponte vai provocar. “Ali vão passar várias carretas de minérios. O nosso Estado tem uma logística muito bacana e essa ponte vai melhorar cada vez mais o escoamento das produções que aqui nós temos”, defendeu a gestora.
As obras dos acessos, inclusive, já estão sendo licitadas, segundo a prefeita. “Eu acredito que no primeiro trimestre do ano que vem a gente estará entregando uma obra de grande relevância, de grande importância, não só para o nosso Estado, mas para o nosso país”, defende Patrícia Angelin.
A obra
A ponte de Xambioá, considerada a maior obra sobre rio no Brasil, tem extensão de 1.7 mil metros, orçamento de R$ 193 milhões, e importância estratégica para a região Norte do país. A obra é um dos maiores investimentos para toda a região, tanto para o Norte do Tocantins (que contempla as microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio) quanto para o sudeste do Pará (microrregiões de Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí).

Com a ponte, a expectativa é de grande melhoria na logística da BR-153, principal rota para o escoamento da produção local, caracterizada principalmente pelas atividades da agropecuária e mineração.
A BR-153 tem grande importância econômica para o escoamento da produção da fronteira agrícola chamada de Matopiba que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região, que contempla cerca de 320 mil estabelecimentos agrícolas distribuídos em 337 municípios, é responsável por 10% da safra de grãos do país.
Atualmente, a travessia da BR-153 entre os estados do Tocantins e Pará é realizada por balsas pelo Rio Araguaia. O alto custo da travessia, tempo de espera nas filas das balsas e o período de estiagem de janeiro a abril têm gerado entraves econômicos para os produtores e comerciantes, o que justifica a grande expectativa pela construção da ponte.