Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado ganha catálogo de artes rupestres
30 abril 2024 às 16h32
COMPARTILHAR
Agora, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado conta com um catálogo da arte rupestre presente na região. O objetivo do catálogo “Arte Rupestre na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado” é preservar e divulgar o patrimônio arqueológico do Tocantins. Com a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Tocantins, o catálogo é resultado do Programa de Apoio a Publicações e Eventos (PAPE) do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região e elaborado pela Associação Onça D’Água. O trabalho pode ser conferido aqui.
Além de apresentar fotografias do acervo da instituição, o catálogo conta com a contribuição do arqueólogo do Iphan-TO, Rômulo Macêdo, que escreveu um dos textos, vetorizou os grafismos rupestres, criou as matrizes para bordados, elaborou o mapa e organizou a bibliografia. O objetivo principal da publicação é divulgar os registros rupestres da APA, promovendo a conscientização e o engajamento da comunidade na preservação de sua história e cultura.
Macêdo destaca a importância desses registros rupestres como manifestações das culturas ancestrais da região, que remontam a um passado remoto ou recente. Para o arqueólogo, eles narram um importante capítulo da história humana no continente, desde o momento em que nossos antepassados caçadores-coletores pisaram na região pela primeira vez, há doze mil anos.
“A finalidade da publicação Arte Rupestre da APA Serra do Lajeado é justamente oferecer opções para a apropriação, uso sustentável e divulgação dos registros rupestres do médio-Tocantins, sendo a mais evidente dessas opções a reprodução desses símbolos em peças artísticas e artesanais, como em cerâmicas, bordados, camisetas, murais, tatuagens, etc”, diz o profissional no catálogo.
Para o arqueólogo, o reconhecimento e a proteção desses sítios arqueológicos pelo Iphan são fundamentais para preservar essa herança cultural. Mais de 200 sítios arqueológicos foram identificados dentro da APA Serra do Lajedo, distribuídos pelas cidades de Lajeado, Palmas, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro, que mostram a riqueza histórica e arqueológica da região.