O Tocantins encerrou sua participação na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) com resultados expressivos: um total de R$ 323.135,00 movimentados, entre vendas diretas e encomendas. No período de 9 a 20 de julho, foram comercializadas 5.961 peças e 4.348 encomendadas, somando 10.309 unidades do artesanato tocantinense.

O desempenho superou as expectativas e foi comemorado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que viabilizou a participação de oito representantes tocantinenses, entre artesãos individuais e associações, por meio de edital público. O estande do Tocantins, um dos quatro com 40 m², destacou-se pela diversidade de matérias-primas e técnicas: capim-dourado, jatobá, buriti, madeira, sementes, cerâmica Karajá e bonecas ritxokôs.

Segundo o secretário de Cultura, Tião Pinheiro, o resultado confirma a força do setor. “É o reflexo de uma política pública que aposta na valorização e promoção da cultura regional”, avaliou.

Veterana da Fenearte, a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins, Núbia Cursino, celebrou a performance. “Foi uma das nossas melhores edições. Tivemos artesãs estreantes e uma entidade representativa. Todos saem ganhando”, resumiu.

Realizada em Olinda (PE), a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina, reunindo milhares de expositores e visitantes.